Associação dos Moradores e Amigos da Avenida "José Alves Nendo"

Mantenha contato conosco, enviando suas críticas, agradecimentos, ou ainda sugestões para postagem. ama.ajan@hotmail.com

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

COMBATE AO CÂNCER DE MAMA

Termina hoje em Maringá a semana de atividades realizadas para o combate ao câncer de mama. O dia 27 de novembro foi intitulado também como “Um Dia Para Salvar Vidas” ou o Dia de Luta Contra o Câncer de Mama no Paraná, criado através do projeto de lei número 14.854 de junho de 2005, de autoria da deputada estadual Cida Borghetti (PP).

“Todos os anos nós promovemos um encontro de primeiras-damas aqui na Assembleia Legislativa para incentivar que as esposas de prefeitos promovam campanhas de prevenção ao câncer de mama em seus municípios”, comenta a deputada.A campanha, em todo o Estado, tem por objetivo salvar vidas através da prevenção, ou seja, se a doença for detectada no estágio inicial, a mulher tem mais de 90% de chance de cura. Além disso, é uma maneira de conscientizar a população quanto à importância dos exames preventivos e incentivar as mulheres a fazerem a prevenção anualmente.

Neste dia de luta contra a doença, cabe ao poder público realizar campanhas, exames e outras ações, visando reduzir o índice de mortalidade por câncer de mama que, anualmente, no Brasil, diagnostica 40 mil mulheres com a doença, sendo que este tipo de câncer é o de maior taxa de mortalidade entre o sexo feminino.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, desde 2001, o Paraná registra mais de 500 óbitos, por ano, em decorrência da doença e a maioria dos casos acontece porque o tumor é diagnosticado em estágio muito avançado. Em 2008, 680 mulheres paranaenses morreram em decorrência do câncer de mama que, quando tratado na fase inicial, a possibilidade de cura chega a 95%. Anualmente, são registrados 3 mil novos casos de câncer de mama no Estado.

No País, o câncer de mama é o que mais causa mortes entre as mulheres e a estimativa do ano passado e válida também para 2009 é que ocorram cerca de 466.730 novos casos desse tipo de câncer. Os cânceres de mama e de colo do útero são os tipos que mais atingem as mulheres e estima-se que deste total cerca de 49 mil serão câncer de mama e as regiões sul e sudeste apresentam a maior incidência da doença.

fonte:http://www.maringamais.com.br/?pag=noticias_maislidas&id=3874

Nenhum comentário:

Postar um comentário