quarta-feira, 30 de setembro de 2009
O GOVERNADOR DO PARANÁ SANCIONA LEI ANTIFUMO
O governador do Paraná, Roberto Requião, sancionou, na terça-feira (29), uma lei que proíbe o consumo de cigarro e outros produtos fumígenos em ambientes coletivos, públicos ou privados. As novas regras entram em vigor em 28 de novembro. A partir desta data, haverá mudanças em ambientes de trabalho, estudo, cultura, lazer, esporte ou entretenimento, incluindo áreas comuns de condomínios.
Segundo a Agência Estadual de Notícias, do governo paranaense, a proposta foi aprovada na semana passada pelos deputados. Um dos destaques é que a lei determina a extinção dos fumódromos.
Cartazes com aviso da proibição devem ser expostos, com telefones de endereços de órgãos estaduais de vigilância sanitária e defesa do consumidor. A denúncia de descumprimento da lei pode ser feita por qualquer pessoa. O governo paranaense afirma que os donos dos estabelecimentos devem ser responsáveis pelo cumprimento da lei. O cliente deve ser alertado em caso de infração e, se insistir, deve ser retirado do local, inclusive com ajuda da polícia. A multa para o proprietário do local é de R$ 5.818. Em caso de reincidência, esse valor é dobrado.
O texto sancionado também prevê a proibição do fumo em veículos públicos ou privados de transporte coletivo, em carros oficiais e em táxis. A nova lei também proíbe o uso de produtos fumígenos em veículos particulares que transportam crianças ou gestantes.
Também há referência aos agricultores que se comprometerem a mudar o cultivo de fumo por outra plantação. Eles deverão ter prioridade no atendimento dos programas da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,,MUL1323580-5598,00-GOVERNADOR+DO+PARANA+SANCIONA+LEI+ANTIFUMO.html
PARTICIPE DA CONTAGEM NACIONAL DE AVES
Os participantes devem escolher um ou mais locais no período de observação. Pode ser na cidade, em parques, trilhas, onde quiserem. O formulário preenchido deve ser enviado para o email contagemdasaves@gmail.com, contendo dados como nome do observador, local, cidade e estado da observação, a quantidade de horas despendidas, e os nomes científicos e comuns das aves.
Dúvidas podem ser direcionadas ao email contagemdasaves@gmail.com.
E se você fotografar as aves observadas mande sua foto para O Eco. É uma oportunidade de ter seu trabalho publicado num dos mais conceituados veículos de jornalismo ambiental do Brasil.
DOWNLOAD - LISTAGEM DE AVES NACIONAIS
terça-feira, 29 de setembro de 2009
VIVA A RECICLAGEM
RECICLAGEM DE LIXO
A coleta seletiva acontece em 56% dos 5.565 municípios brasileiros, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe). Ana Maria Domingues Luz, presidente do Instituto GEA - Ética e Meio Ambiente, diz que a reciclagem é só a terceira fase de ações responsáveis por melhorar o ambiente. - Antes de pensar no destino do lixo, as pessoas precisam ter consciência de que é preciso reduzir o consumo e reutilizar alguns materiais, quando necessário.
Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/aprenda-a-jogar-o-lixo-no-lugar-certo-e-ajude-a-melhorar-o-ambiente-20090919.html
REDUZA O CONSUMO
Em vez de comprar alimentos como frios e carnes em bandejinhas de isopor, que não podem ser recicladas, leve para casa os alimentos à granel. Também ajudam o ambiente a economia de água e energia. Evite banhos demorados, limpar a calçada com ajuda da mangueira e deixar a torneira aberta enquanto se escova os dentes. Televisões e aparelhos de som devem ser totalmente desligados e tirados da tomada após o uso, para gastar menos energia. Troque as lâmpadas incandescentes de casa por modelos fluorescentes (brancas), que são mais econômicas.
Para consumir menos papel, use os dois lados da folha na hora de imprimir, mas pense duas vezes antes de gastar tinta e folhas. Papéis de presente em bom estado e em famílias grandes, fica mais barato e ecologicamente correto levar produtos em embalgans "tamanho família". Até mesmo no preparo de alimentos há maneiras de não desperdiçar. Vários vegetais têm talos, folhas, cascas e sementes que em vez de irem para o lixo, melhoram receitas e rendem novos pratos.
Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/aprenda-a-jogar-o-lixo-no-lugar-certo-e-ajude-a-melhorar-o-ambiente-20090919.html
REUTILIZE PRODUTOS
Outro jeito é dar nova utilidade aos objetos usados. Vidro de palmito vira pote para guardar arroz ou feijão, potes de plásticos servem para armazenar algodão, caixas de sapato guardam brinquedos. Isso vai depender da criatividade de cada pessoa.
Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/aprenda-a-jogar-o-lixo-no-lugar-certo-e-ajude-a-melhorar-o-ambiente-20090919.html
RECICLAGEM DE PRODUTOS
- Em muitas cidades não adianta as pessoas separarem o lixo e deixar na porta de casa. Quando não há coleta seletiva ou se ela não funciona direito, todo o esforço será em vão porque o lixo vai parar no caminhão e se mistura com outros dejetos, inviabilizando a reciclagem.
Depois da separação, procure a prefeitura, cooperativas que recebem materias para reciclagem - algumas retiram objetos em casa - e organizações não governamentais (Ongs).
Fonte: http://noticias.r7.com/tecnologia-e-ciencia/noticias/aprenda-a-jogar-o-lixo-no-lugar-certo-e-ajude-a-melhorar-o-ambiente-20090919.html
FUNÇÃO DO MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE
segunda-feira, 28 de setembro de 2009
DENGUE HEMORRÁGICA EM MARIANGÁ
Dica encontrada em: http://blogs.odiariomaringa.com.br/edsonlima/2009/09/25/vem-ai-epidemia-de-dengue/
domingo, 27 de setembro de 2009
AGENTE AMBIENTAL VOLUNTÁRIO
quinta-feira, 24 de setembro de 2009
PRIMAVERA EM MARINGÁ
GREEN PEACE ALERTA
Alguns dados alarmantes, expostos no relatório do GREEN PEACE "Mudanças do Clima, Mudanças de Vida":
A incidência de furacões nível 5 está aumentando consideravelmente. Em 2005, somente em torno do Oceano Atlântico, foram registrados 15 do tipo;
Nas últimas décadas, a média da temperatura mundial foi elevada em 0,7°C. No sul do Brasil, o aumento foi de 1,4°C;
Em 2005, aconteceram 360 desastres naturais, um aumento de 18% em relação a 2004;
Em 25 anos, 620 mil mortes foram registradas em virtudes de desastres naturais;
Desmatamentos e queimadas lançam, anualmente, mais de 200 milhões de toneladas de carbono na atmosfera;
Entre 2002 e 2005, a Amazônia perdeu 70.000 km² de seu território em virtude de desmatamentos e queimadas indiscriminadas;
Até o final do século, prevê-se um aumento de até 7°C na temperatura da região semi-árida do nordeste brasileiro;
Atualmente, cerca de 1,2 bilhões de pessoas se encontram no estado de alta pobreza devido às condições climáticas de suas regiões;
Nos próximos 50 anos, o nível do mar deve subir entre 30 e 80cm, devido ao derretimento das calotas polares;
O aumento de temperatura registrados nos últimos 50 anos foi de 3°C;
O Brasil é quarto maior poluidor do planeta;
Nos últimos 12 anos, na Antártica já foram perdidos 14km² de gelo;
O prejuízo estimado com os desastres ambientais dos últimos 10 anos é de 570 bilhões de dólares;
quarta-feira, 23 de setembro de 2009
PARABÉNS SOLDADORES PELO SEU DIA
Hoje com os investimentos em equipamentos que auxiliam transporte, e o manuseio de implementos pesados, muitas mulheres têm atuando como soldadoras.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
CHEGOU A PRIMAVERA NO HEMISFÉRIO SUL
Esta estação sofrerá a influência cada vez maior do fenômeno El Niño.
A exuberância das flores e a explosão de perfumes nas ruas confirmam que a primavera já começou. Há árvores que se precipitam ao anunciar a primavera, como os ipês roxo e amarelo, que florescem ainda no inverno.
22 DE SETEMBRO, DIA DA DEFESA DA FAUNA
A fauna apresenta números relevantes em relação a biodiversidade no mundo. Entre os vertebrados, o Brasil abriga cerca de 517 espécies de anfíbios (das quais 294 são endêmicas), 468 de répteis (172 endêmicos), 524 de mamíferos (com 131 endêmicas), 1.622 de aves (191 endêmicas), cerca de 3 mil peixes de água doce e uma fantástica diversidade de artrópodos: só de insetos, são cerca de 15 milhões de espécies. (Ministério do Meio Ambiente, Relatório nacional sobre a biodiversidade, 1998).
Para uma maior conservação da fauna, flora, ecossistemas e demais recursos naturais, foram criadas as Unidades de Conservação. Elas abrangem várias áreas de todo o território brasileiro.
EM MARINGÁ, DIA MUNDIAL SEM CARRO
DIA MUNDIAL SEM CARRO EM CURITIBA
No lugar de carros e motos, estas ruas vão abrigar exposição de terráreo, condomínio da biodiversidade, feira de produtos orgânicos, atrações artísticas, jogos e brinquedos, educação de trânsito, artesanato, exames de saúde e uma série de outras atividades de lazer e serviços para a população. O evento já tem um twitter: twitter.com/ctbasemcarro
Apenas ônibus, bicicletas, pessoas a pé e veículos de serviços essenciais e de emergência terão acesso aos trechos interditados. A ideia é incentivar o curitibano a deixar o carro em casa e criar oportunidade de debate e reflexão sobre a necessidade de reduzir a emissão de poluentes contribuindo com o planeta e, de quebra, com a própria saúde.
O Dia Sem Carro terá, em Curitiba, o envolvimento de praticamente todos os setores da administração municipal e a expectativa é que também as empresas privadas incentivem seus funcionários a deixar o carro na garagem no dia 22 de setembro.
TRABALHO ESCOLAR DE GEOGRAFIA
Campanha: Salve o Mundo
Música: Verde
Intérprete: Leila Pinheiro
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
CURIOSIDADE - ÁRVORES ARTIFICIAIS CONTRA AQUECIMENTO GLOBAL
A estrutura tem galhos semelhantes aos de pinheiros, mas não precisa de sol nem água para funcionar. O segredo está nas folhas, feitas de um material plástico capaz de absorver dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelo efeito estufa.
"Da mesma forma que o faz uma árvore natural, a medida que o ar flui pelas folhas, estas folhas absorvem o CO2 e o mantêm preso", explicou o cientista Klaus Lackner, geofísico do Centro de Engenharia da Terra da Universidade de Columbia, em Nova York.
No entanto, enquanto árvores e outras plantas armazenam o gás em seus tecidos, a árvore artificial guarda o CO2 em um filtro, que comprime o gás e o transforma em líquido.
Desta forma, o CO2 poderia ser enterrado e armazenado permanentemente debaixo da terra.
Tempo para novas tecnologias
Embora alguns ambientalistas critiquem os métodos de enterrar dióxido de carbono, Lackner afirma que o uso de suas árvores daria ao mundo tempo para encontrar alternativas melhores, como, por exemplo, o desenvolvimento de energias "limpas", que não produzem gases.
FONTE: http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=46747
UMA DICA DE LEITURA NO DIA DA ÁRVORE
O livro tem umadimensão botânica que contém capítulos interessantes sobre as árvores,explicando como elas respondem ao clima e como algumas de nossas árvores na Mata Atlântica estão respondendo ao aumento de gás carbônico na atmosfera.
Se quiser ler uma resenha do livro, visite o seguinte link na internet.http://www.agencia.fapesp.br/materia/9789/especiais/multiplas-visoes-em-um-s
DIA DA ÁRVORE
No Brasil é comemorado no dia 21 de setembro, pois os índios brasileiros cultuavam as árvores no início da primavera, quando se preparava o solo para cultivo e na época de chuvas.A massa principal da vegetação terrestre é constituída por árvores, agrupadas em sua maioria em florestas. Toda e qualquer planta viva, lenhosa e ramificada que ultrapasse os sete metros de altura pode ser considerada uma árvore. Sendo menor é um arbusto ou, caso se ramifique desde a base, um subarbusto.
As maiores árvores chegam a 165 metros de altura (eucaliptos da Austrália).Já o diâmetro da base do tronco mede até 13 metros entre as sequóias da Califórnia, cuja longevidade ultrapassa os 2.000 anos.
Importância e qualidade
Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. Sua importância é o de estar associada à vida, ao ar que respiramos. E daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, preservando as matas nativas e mantendo protegidos os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados.A qualidade da sua existência tem a ver com os materiais que nos fornecem, como a madeira para as construções e mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros.
Fonte: Jornal Ponto Final
GISELE BÜNDCHEN EMBAIXADORA DO MEIO AMBIENTE
Gisele Bündchen aparece com um barrigão
Para o evento deste domingo, Gisele usou uma camiseta bem larga e preta, que não conseguiu disfarçar a saliência da gestante.
A modelo brasileira Gisele Bündchen foi a grande atração deste domingo (20), no Washington Square Park, em Nova York. Ela se juntou ao executivo Achim Steiner, diretor do Programa de Meio-ambiente da ONU, e foi nomeada embaixadora do órgão mundial.
Esta é uma das primeiras aparições de Gisele desde que seu marido, Tom Brady, confirmou à imprensa internacional que o filho deles vai nascer em dezembro. Ela pode dar o nome ao menino de Gabriel.
Leia mais notícias de Diversão
NUSAE LANÇA SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO
A consultora do empreender, Josane Perina Tenório, conta que várias atividades serão desenvolvidas durante a campanha. Entre elas, teste de acuidade visual e consulta de pontuação da carteira nacional de habilitação. Para conscientizar o motorista sobre a importância da utilização do cinto de segurança, o Sest/Senat fará simulações com esse item de segurança.
Nos dias 22, 23 e 24 a Honda Freeway estará fazendo revisão de motocicletas. Além disso, as pessoas que visitarem a tenda da campanha poderão se inscrever para concorrer a uma carteira de habilitação em uma autoescola do Nusae.
Josane destaca que outras ações de conscientização serão realizadas nesse período. “Teremos muitas faixas com conteúdo educativo espalhadas pela cidade, visando a mudança do comportamento dos motoristas pelas ruas da cidade.
No dia 25, será veiculada uma ação com o objetivo de criar o ‘Dia Maringaense do Trânsito Seguro’, buscando minimizar o número de acidentes. “O objetivo é que neste dia tenhamos motoristas mais conscientes e que essa mudança comportamental possa ser estendida para todos os dias do ano”, ressalta Josane.
Fonte: Assessoria de Imprensa ACIM -Textual ComunicaçãoData: 18/09/2009
NOTÍCIA ANTIGA. GRANDES EXPECTATIVAS
Avenidas Brasil, São Paulo, Herval, Duque de Caxias e Paraná passarão a ser mão-única. Também serão construídos dois terminais de ônibus e uma ligação entre o norte e centro da cidade.
A cidade de Maringá, Noroeste do estado, sofrerá mudanças drásticas no trânsito a partir do próximo ano. De acordo com o secretário municipal dos Transportes, Gilberto Purpur, entre as principais obras previstas está a construção do Contorno Oeste, novos terminais de ônibus coletivo e a implantação do sistema binário em cinco grandes avenidas da cidade.
Para o secretário, as obras incentivarão o uso do transporte coletivo e desafogarão o trânsito nas principais vias da cidade. “O mais importante é que as obras darão uma sobrevida de 15 a 20 anos ao nosso tráfego. O projeto prevê o crescimento da cidade”, ressalta
Mudanças
O Contorno Oeste deve ser construído próximo à Universidade Estadual de Maringá, e servirá de ligação entre o centro e o norte da cidade, desafogando a Avenida Morangueira. A Avenida Lauro Werneck também sofrerá modificações, com a sua duplicação. Segundo Purpur, essas obras custarão cerca de R$ 8 milhões, e o dinheiro virá de empréstimos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Outra mudança importante acontecerá nos sentidos das principais avenidas de Maringá. Segundo o secretário, elas serão transformadas em mão-única. O sistema binário será implantado na São Paulo (que será sentido bairro/centro), Herval (centro/bairro), Duque de Caxias (bairro/centro) e Paraná (centro/bairro). Somente essas obras custarão cerca de R$ 3 milhões (recursos também do BID).
A Avenida Brasil será mão-única da Praça 21 de Março (Maringá Velho) até a Praça Souza Naves, e será trafegada no sentido oeste/leste (Bosque das Grevíleas/Rodoviária). Nela será feito um corredor exclusivo para ônibus coletivo. “É uma forma de dar mais agilidade a esses veículos e incentivar o uso desse tipo de transporte”, diz o secretário.
Nos extremos da Avenida Brasil serão construídos terminais de ônibus coletivo, um no Terminal Rodoviário Municipal Vereador Dr. Jamil Josepetti e outro próximo ao Bosque das Grevilhas, no Maringá Velho. “Com os novos terminais, iremos diminuir o número de ônibus no centro, pois somente os que passam por esta região irão para o terminal central. Os linhas que alimentam os bairros e também a região metropolitana serão transferidos para essas novas instalações”. O secretário não informou a capacidade de ônibus para cada um deles.
Segundo o secretário, os projetos já foram aprovados pela Câmara Municipal e em audiência pública. O edital de licitação para as construções devem ser publicados em fevereiro. “A intenção é iniciar as obras em março ou abril”, afirma Purpur.
domingo, 20 de setembro de 2009
CONTORNO NORTE
sábado, 19 de setembro de 2009
VALE A PENA COPIAR ESTE PROJETO
Em 15 meses de campanha foram deixados de serem jogados no lixo, rios e mar, mais de 15.000 litros de óleo saturado, transformados em material de limpeza e biodiesel.
O projeto foi o mais votado dentre os 42 apresentados na Assembléia Legislativa do RJ, em 2008, por parlamentares juvenis.
O filme foi dirigido por Ricardo Hanszmann, e tem a duração de 9:20 min.
Vale apena vê-lo até o final. Vale apena copiar este projeto. Tudo que contribua com o meio ambiente sempre será bem-vindo.
quinta-feira, 17 de setembro de 2009
PALAVRA DO PRESIDENTE DA AMA.AJAN
No dia 21 de setembro comemoramos o dia da Árvore. A Árvore é sinônimo de vida. Uma árvore, por si só, pode nos trazer muitos benefícios. Desde a sombra aconchegante, até a folha de papel. As florestas plantadas (reflorestamentos) pelo homem devolvem a ele serviços e bens. Mas o equilíbrio tem que ser mantido com a preservação das matas nativas e a proteção dos mananciais, onde a flora e a fauna encontram ambientes diversificados.
Sob o aspecto econômico, valiosos produtos obtemos da árvore: madeira para as construções e o mobiliário, celulose para o papel, carvão para as caldeiras, substâncias medicinais, óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores e muitos outros.
Sob o aspecto ecológico, dela recebemos incontáveis benefícios: a proteção dos solos, rios, nascentes; a preservação da vida silvestre; a manutenção da qualidade de vida, e muito mais.
Por tudo isso, é da maior importância a conscientização e a contribuição de cada um de nós, plantando uma árvore e cuidando para que se desenvolva. Portanto, aproveite esta data para plantar um árvore.
Lembre-se. É preciso plantar árvores compatíveis para cada lugar. Observe obstáculos que poderão comprometer o seu crecimento, ou ainda, os danos que ela poderá causar, caso seja plantada próximo à rede életrica, ou ainda, em outros lugares não corretos. Mas, não deixe de plantar.
quarta-feira, 16 de setembro de 2009
FONTES DE POLUIÇÃO ATMOSFÉRICA
A água passa por um tratamento prévio, o que a torna um produto industrial para ser consumido. O ar, ao contrário, deve ser consumido exatamente como existe na natureza, “in natura”. Por este motivo, é muito importante que a sociedade entenda e respeite as medidas de preservação da qualidade do ar.
O ser humano, ao interagir com o meio ambiente, produz resíduos que podem poluir o ar. A poluição atmosférica pode ser causada por fontes fixas ou móveis, dependendo dos processos que liberam os poluentes no ar.
Fontes fixas - As indústrias são as fontes mais significativas, ou de maior potencial poluidor. Também se destacam as usinas termoelétricas, que utilizam carvão, óleo combustível ou gás, bem como os incineradores de resíduos, com elevado potencial poluidor.
Existem ainda as fontes fixas naturais, como maresia e vulcanismo, que também podem influenciar a composição do ar.
Fontes móveis - Os veículos automotores, juntamente com os trens, aviões e embarcações marítimas são as chamadas fontes móveis de poluentes atmosféricos. Os veículos se destacam nas cidades como as principais fontes poluidoras e são divididos em: leves de passageiro (utilizam principalmente gasolina ou álcool como combustível); leves comerciais (utilizam gás natural veicular (GNV) ou óleo diesel); e veículos pesados (somente de óleo diesel).
Os poluentes podem ser divididos, de acordo com sua origem, em duas categorias:- Poluentes primários: aqueles diretamente emitidos pelas fontes;- Poluentes secundários: aqueles formados na atmosfera através da reação química entre poluentes primários e os constituintes naturais da atmosfera.
Confira o Projeto Gestão da Qualidade do Ar
COPEL DOARÁ MUDAS DE ÁRVORES ADEQUADAS À REDE ELÉTRICA
Segundo o diretor de distribuição da Copel, Ronald Ravedutti, o objetivo do projeto é contribuir na melhoria da qualidade de vida da população urbana e aumentar a confiabilidade da distribuição de energia, incentivando o uso nos projetos de arborização de espécies capazes de conviver em harmonia com a rede elétrica, evitando acidentes e desligamentos.
O contato de árvores com a rede elétrica está entre as cinco principais causas de interrupções não programadas no fornecimento de energia no Paraná. Isso, sem contar as árvores antigas que, pela ação de temporais e ventos fortes, caem sobre os cabos provocando sérios danos. Com o tempo, o programa da Copel deverá reduzir ocorrências desse tipo, além de diminuir a necessidade de podas na copa de árvores já adultas.
CARROS A ÁLCOOL LIDERAM RANKING DE MAIORES POLUIDORES
Motos poluem até quatro vezes mais que carros
Rio estuda rodízio de indústrias para reduzir poluição do ar
Inspeção veicular atinge marca de 1 milhão de veículos em SP
Carros terão de poluir menos a partir de 2014
"A nossa intenção é que o consumidor também leve em conta as emissões de poluentes", disse o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente).
Foram feitas 250 avaliações de veículos leves produzidos em 2008 -os automóveis "flex", que representam 85% da frota comercializada no país em 2008, tiveram duas avaliações diferentes, uma para gasolina e outra para álcool.
Foram dadas notas de um (piores) a dez (melhores) para a emissão de três gases poluidores --monóxido de carbono, hidrocarbonetos e óxidos de nitrogênio-- que não têm efeito sobre o aquecimento do planeta, mas afetam a saúde.
Essas notas, chamadas de verdes, não levam em conta a emissão de gás carbônico --CO2, o principal gás causador do efeito estufa.
Nesse ranking das notas verdes, o melhor desempenho foi do Focus 2.0, da Ford, movido a gasolina, com nota 9,4. O pior desempenho foi do Corsa 1.4, da Chevrolet, quando movido a gasolina. Apenas oito carros obtiveram notas superiores a nove, liderando a lista dos menos poluentes.
As notas foram baseadas em informações colhidas durante o licenciamento dos veículos. Todos os modelos avaliados observam, portanto, os limites máximos de emissão adotados no país em 2008. Em janeiro, esses limites tornaram-se mais rigorosos. Novos limites entrarão em vigor em 2014.
Fonte:http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u624575.shtml
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
quinta-feira, 10 de setembro de 2009
AINDA BEM QUE NÃO MORREU NINGUÉM
Este ano, a Prefeitura Municipal já desembolsou R$ 25 mil, mas ainda há muitos processos tramitando.
O comerciante Clóvis Rizzo estacionou o Vectra na Rua Bragança, Zona 7 de Maringá, às 6 horas da manhã desta terça-feira (8), para abrir a padaria. Cinco minutos depois ouviu um barulho de algo despencando, seguido pelo alarme do carro. Saiu na calçada e colocou a mão na cabeça. Uma sibipiruna havia acabado de tombar em cima do Vectra. Quebrou o para-brisa, arrancou o retrovisor elétrico, amassou o capô e arranhou as laterais.
terça-feira, 8 de setembro de 2009
sábado, 5 de setembro de 2009
TEMPO HOJE
Nas outras áreas, uma grande massa de ar seco de origem polar deixa o tempo firme. Faz frio pela manhã.
POR QUE PLÁSTICO OXI-BIODEGRADÁVEL?
sexta-feira, 4 de setembro de 2009
TEMPO HOJE
No domingo, o sol aparece fraco e ocorrem pancadas de chuva no centro-norte e no leste do Paraná. No oeste paranaense, o sol brilha forte, as nuvens aumentam e chove a partir da tarde. Nas demais áreas do Rio Grande do Sul, o tempo segue firme, com sol forte, poucas nuvens e sem chuva. O frio nas primeiras horas do dia favorece a formação de geada no sul do Paraná e no Planalto e na Serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Na segunda-feira, o sol aparece em todas as áreas da Região Sul. No oeste e no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste catarinense e no sudoeste e no oeste do Paraná, o sol aparece fraco entre muitas nuvens e chove a qualquer hora do dia. Nas outras áreas da Região, o sol brilha forte, mas ocorrem algumas pancadas de chuva.
Na terça-feira, o sol brilha forte e áreas de instabilidade provocam pancadas de chuva no norte do Paraná. Nas demais áreas paranaenses, em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul, o sol aparece fraco entre muitas nuvens e ocorrem pancadas de chuva. Nas outras regiões gaúchas, uma nova frente fria provoca pancadas de chuva a qualquer hora do dia.
quinta-feira, 3 de setembro de 2009
SANEPAR DESTINA R$ 14,4 MILHÕES PARA OBRAS EM MARINGÁ
As obras no sistema de abastecimento de água irão beneficiar cerca de 30 mil pessoas que residem nos bairros Ouro Cola, Thais, Hortência, Bertioga, São Francisco, Borba Gato, Jardim Higienópolis, Residencial Ferroviário, Verônica, Atami e partes dos jardins Universo, Itália, Aeroporto e conjunto Ney Braga.
Para melhorar o atendimento nestes bairros a Sanepar irá investir cerca de R$ 2,2 milhões na construção de um reservatório de 2.000 metros cúbicos no Jardim Higienópolis e na implantação de 5.400 metros de rede de água e anéis de distribuição.
Esgoto
Na ampliação do sistema de esgotamento sanitário serão investidos mais de R$ 12,2 milhões. Estes recursos serão aplicados na implantação de 102 quilômetros de rede coletora, 5.166 ligações prediais e 4.268 metros de interceptores. Estas obras devem beneficiar cerca de 18 mil habitantes que residem nos seguintes bairros: Borba Gato, Atami, Itália, Copacabana II, Lice, Itaparica, Paraíso, Bertioga, São Silvestre e parte do Jardim Champagnat.
Em Maringá, 100% da população urbana é atendida com água tratada e 80% com coleta e tratamento de esgoto. De acordo com o presidente da Sanepar estas obras, somadas a outras que já estão com seus recursos aprovados, devem elevar o atendimento com os serviços de esgotamento sanitário para 85%, colocando Maringá entre as cidades com os melhores índices de cobertura do Brasil.
Fonte:http://www.parana-online.com.br
terça-feira, 1 de setembro de 2009
QUAL A IMPORTÂNCIA DA VEGETAÇÃO PARA PRESERVAÇÃO DO SOLO?
As raízes das plantas e das arvores fazem com que não ocorram erosões. Já em relação ao meio ambiente, as árvores mantêm um nível de umidade relativa do ar na media e retira o excesso de carbono da atmosfera.
A vegetação filtra a água da chuva evitando a erosão do solo. Em regiões próximas de rios, a vegetação evita o assoreamento das margens dos rios, além de absorver carbono da atmosfera, fotossíntese.
FLUTUADOR NO IPT PERCORRERÁ O RIO TIETÊ
Este flutuador desenvolvido no Centro de Engenharia Naval e Oceânica (CNaval) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento, será lançado no Rio Tietê pela TV Globo nesta terça-feira, 1 de setembro, para a produção de uma série de reportagens dentro do Projeto Rios de São Paulo.
Fabricado em isopor, coberto com material compósito (fibra de vidro + resina epóxi), o flutuador teve a geometria projetada dentro do CNaval, assim como sua usinagem, executada por um sistema automatizado com braço robótico. O equipamento, fornecido pela TV Globo, é composto por duas microcâmeras, um GPS para informar sua localização e um sensor para medir a quantidade de oxigênio na água.
O flutuador iniciará a sua trajetória na cidade de Biritiba Mirim, próximo à nascente do rio e percorrerá 500 quilômetros até Barra Bonita. A rota completa dos 30 municípios inclui a capital, e o equipamento será acompanhado durante todo o percurso pelo “aventureiro” Dan Robson a bordo de um caiaque. As imagens gravadas ao longo do dia serão extraídas pelo aventureiro que neste momento irá realizar manutenções preventivas no flutuador.
À noite o flutuador será recolhido à margem do rio e, ao amanhecer, será colocado no mesmo trecho, ficando exposto à correnteza do rio. Clique aqui para assitir às matérias no site da TV Globo, na página “Rios de São Paulo”.